BIBLIOTECA
O sucesso do modelo de gestão sisar para sistemas de abastecimento de água rural no Ceará
O Sisar visa garantir, o desenvolvimento e manutenção dos sistemas implantados pelos órgãos financiadores de forma autossustentável.
Automação dos painéis dos sopradores de ar dos tanques de aeração de estação de tratamento de esgotos, tendo como objetivo melhoria no controle de oxigênio dissolvido desses tanques e eficiência energética do equipamento
Este trabalho tem como objetivo apresentar as melhorias realizadas nos painéis elétricos dos sopradores Dresser da Estação de Tratamento de Esgotos do ABC (ETE ABC).
Despoluição da bacia do Bussocaba em São Paulo/SP
O presente Trabalho tem por objetivo apresentar ações para a despoluição do Bacia do Córrego Bussocaba – TO 21.
Avaliação da partida de um reator de lodo granular aeróbio em regime de batelada em escala piloto
O presente estudo teve por objetivo avaliar a partida de um reator em batelada sequencial de lodo granular aeróbio em escala piloto, alimentado com esgoto doméstico, com vistas a acompanhar o processo de granulação.
Averiguação da viabilidade técnica do uso de água residuária como água de amassamento para concreto
Este trabalho avalia a viabilidade técnica da água do efluente secundário de esgoto para produção de concreto com o propósito de oferecer um destino sustentável para as águas da indústria do saneamento.
Flotação por ar dissolvido: aumentando a eficiência na remoção de algas
Entender a natureza das causas, efeitos bem como as estratégias de remediação da proliferação de algas nocivas (harmful algal bloom – HABs) é fundamental para a escolha das tecnologias de tratamento de água mais adequadas em prol do aumento a resiliência contra essa ameaça emergente à qualidade da água.
IPR – Índice de perdas recuperáveis – novo indicador que permite identificar o retorno real dos esforços de redução de perdas e indica o nível ótimo de perdas do ponto de vista econômico/financeiro
O IPR é a proposição de um novo índice de gestão de perdas de água em sistemas de abastecimento, que permite explicitar a capacidade de se reduzir as mesmas por esforços próprios (independente de agentes externos) e desde que seja economicamente viável. O índice é anualizado (média dos últimos 12 meses), com cálculo mensal.
Desafios e aprendizados na elaboração dos planos de segurança de barragens para as barragens Jaguari e Cachoeira, pertencentes ao sistema de abastecimento Cantareira
As Barragens são estruturas fundamentais ao aumento da disponibilidade hídrica, sendo fundamentais para muitos sistemas de recursos hídricos. Porém, como toda estrutura, estas estão sujeitas a falhas de segurança e ao risco de ruptura.
Gerenciamento de válvulas de bloqueio como ferramenta no controle de microzonas de manobra, eficiência operacional e redução de perdas
Este trabalho ira mencionar o quanto é importante termos uma correta gestão na manutenção e operação destes equipamentos, bem como os impactos negativos de sua má operação.
A experiência da gestão compartilhada no sistema cantareira
Na RMC o abastecimento público de água em quase toda a totalidade é realizado através da captação a fio d’água, ou seja, realizado diretamente em rios e por isso em grande parte do ano há necessidade do incremento das vazões regularizadas pelo Sistema Cantareira para garantir o abastecimento dessa região.
Avaliação da eficiência hídrica em um sistema de abastecimento de água através da ferramenta de análise de ciclo de vida
O presente trabalho tem como objetivo aplicar a ferramenta da Avaliação do Ciclo de Vida – ACV, para quantificar a intensidade energética e as emissões de GEE do sistema de abastecimento de água na cidade de Caruaru – PE.
Comparação da potência em excesso para abastecimento por rede bombeada e por gravidade
Este trabalho avalia através de uma metodologia preestabelecida, a potência em excesso presente em uma rede bombeada que possui gestão da pressão através do uso de inversor de frequência.
Diagnóstico para tomada de ações para redução de perdas em um distrito de medição e controle no município de Tianguá, Ceará
O aumento do consumo doméstico e industrial tem levado a situações de falta de água ou em restrição do consumo humano em muitos países, somado a isso, há também a premissa que nem toda água captada é efetivamente consumida pelos clientes, sendo que estas perdas são uma das principais causas da ineficiência operacional nas companhias de saneamento.
Viabilidade para implantação de sistema de captação e aproveitamento de água pluvial
Com base em aspectos econômicos, a partir do estudo dos custos envolvidos para instalação e manutenção do conjunto utilizaram-se índices econômicos tais como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e payback como ferramenta para apreciação do problema em análise.
Novos algoritmos de eficiência energética aplicados em inversores de frequência para sistemas de saneamento – Case: teste em sistema de aeração de estação de tratamento de esgotos de grande porte (1,5m³/s)
O teste foi realizado no sistema de aeração superficial de uma estação de tratamento de esgotos com capacidade de tratamento de 1,5m³/ s e trouxe resultados de economia de energia de aproximadamente 20%.
Aspectos construtivos e ambientais e sua relação na qualidade da água de poços utilizados como solução alternativa coletiva (SAC)
O trabalho teve o intuito de correlacionar a qualidade da água dos poços de Solução Alternativa Coletiva (SAC) a fatores de saneamento básico e a alguns indicadores relativos à instalação do poço, através da aplicação questionário a campo e também da análise dos dados de vigilância presentes no SISAGUA.
Redução de perdas, metodologia para diagnóstico e ações de combate às perdas com a integração de sistemas de informações e banco de dados em ferramentas georreferenciadas
Utilização dos Sistemas de Informações Geográficas ArcGis da ESRI e SIGNOS da Sabesp, no diagnóstico através de cruzamento de informações de cadastro técnico das redes, cadastro comercial e serviços realizados e pendentes na elaboração de mapas temáticos e modelos matemáticos no EPANET.
Distribuição do sistema São Lourenço aproveitamento energético por obras de setorização e instalação de bomba funcionando como turbina (BFT)
Nos sistemas de abastecimento de água há potenciais hidro energéticos que permitem a geração de energia elétrica e a otimização dos setores de abastecimento, por meio do emprego de soluções inovadoras, como o emprego de bombas funcionando como turbinas (BFT).
Viabilidade de implantação do aproveitamento das águas pluviais em uma edificação universitária
O presente trabalho teve como objetivo o estudo da viabilidade de implantação do aproveitamento das águas pluviais nas bacias sanitárias, piscinas, reservas técnicas de incêndio e para limpeza em uma edificação universitária.
Dosagem automática de sulfato em razão da turbidez
Utilização de Software de Automação para aplicação automática de coagulante no tratamento de água, com dosagem de coagulante variando em função da turbidez e vazão de água bruta, concentração de coagulante (g/l) e PPM de sulfato necessário ajustado pelo técnico responsável pelo tratamento.
A importância de um sistema de suporte a decisões como ferramenta de apoio na gestão dos recursos hídricos
O presente trabalho busca descrever a importância do uso de um Sistema de Suporte a Decisões como ferramenta de apoio na crise hídrica ocorrida em 2014/2015.
Wetlands (Jardins Filtrantes) para Tratamento de Esgotos
O sistema wetland tem se apresentado como uma ótima alternativa ao tratamento biológico de esgotos.
Caracterização da água clarificada proveniente do tratamento do resíduo do tratamento de água em ciclo completo
No presente trabalho foi preparada uma amostra de água e submetida a ensaios de tratabilidade para a obtenção de resíduo. A partir do resíduo gerado, foram testados diferentes condicionantes químicos nos ensaios de bancada de adensamento por gravidade e desaguamento por centrifugação.
Visão geral sobre alternativas para controle de formação de THM e AHA no tratamento de água, com ênfase ao uso do oxidante ferrato em substituição à pré e inter cloração
A matéria orgânica natural (MON), formada por substâncias húmicas e não húmicas, é um dos principais precursores na formação de subprodutos da desinfecção, especialmente os ácidos haloacéticos (AHA) e trihalometanos (THM).
Otimização da produção de água na ETA Jaburu – Eficiência operacional e energética
Com a finalidade de atender a Portaria Nº 2914/2011/MS no que se refere ao parâmetro de Turbidez menor/igual a 0.5 uT, foram realizados ajustes operacionais em toda a Estação de Tratamento de Água – ETA Jaburu, pertencente a Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará – Cagece.
Reaproveitamento de lodos de saneamento de ETA, fossa e tanque séptico como matéria-prima na construção civil: uma revisão
O objetivo desta revisão bibliográfica foi levantar oportunidades de pesquisa abordando o reaproveitamento dos lodos de fossa e tanque séptico e lodos de ETA.
A dessalinização e o reúso de água no mundo
Globalmente, mais de 200 milhões m3/dia de água são dessalinizados e reutilizados atualmente, uma cifra que demonstra a importância dessas tecnologias para garantir os recursos hídricos em muitas partes do mundo.
Caracterização de um sistema de abastecimento público de água diante da escassez hídrica
Com vista a avaliar a disponibilidade hídrica em um estudo de caso, esta pesquisa objetiva investigar a dinâmica entre a oferta e a demanda de água potável para abastecimento no município de Caruaru-PE, que vem sofrendo uma severa escassez hídrica nos últimos anos.
Determinação de indicadores de investimentos para redução de perdas a partir da instrumentação e estudo de um distrito de medição e controle – DMC
Com a finalidade de estudar e avaliar as estratégias possíveis para controle das parcelas reais e aparentes das perdas em um setor de distribuição de água, a ARES-PCJ realizou um Programa em um Distrito de Medição e Controle (DMC) de um município associado, que permitiu a determinação de práticas adequadas e factíveis de gestão de perdas enquanto ferramenta regulatória.
Estudo do decaimento de cloro residual livre em reservatórios de sistema de distribuição e potencial influência de parâmetros físico-químicos
O presente trabalho tem como objetivo estudar o decaimento de cloro em alguns reservatórios da Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL, avaliando os parâmetros que podem interferir nas reações de decaimento e na qualidade de água.
Metodologia para definição de limite operacional alto para otimização de reservação de água
Desenvolveu-se um algoritmo capaz de determinar os Limites Operacionais com base em valores observados em um intervalo de um ano completo, que forma aplicadas nos reservatórios com a finalidade de verificar sua confiabilidade.
Desenvolvimento de metodologia para o planejamento de modernização de estações de tratamento de esgoto
Este estudo teve como objetivo desenvolver uma metodologia para o planejamento da modernização de uma estação de tratamento de esgoto, visando não só à melhoria da qualidade do efluente final tratado, como também à gestão integrada de nutrientes, à recuperação de recursos e ao fornecimento de produtos com valor agregado.
Drenagem urbana de águas pluviais: diagnose, avaliação e proposta de mitigação para o bairro do 40 horas, Ananindeua-PA
O presente trabalho teve por objetivo diagnosticar a atual situação do sistema de drenagem urbana do bairro do 40 Horas, localizado no município de Ananindeua-PA.
Análise da balneabilidade e qualidade da água de flutuantes às margens do Igarapé Tarumã-Açu, Manaus/AM
O presente trabalho visa realizar a análise das águas do Igarapé Tarumã-Açu, no Rio Negro, a montante e a jusante do trecho compreendido entre os flutuantes Abaré e Sun Paradise para o enquadramento do corpo hídrico nas classes própria ou imprópria, conforme Resolução CONAMA n.357/2005.
Sistema de lodos ativados
O sistema de lodos ativados é mundialmente utilizado para o tratamento de despejos domésticos e industriais, em situações em que são necessários, principalmente, uma elevada qualidade do efluente tratado.
Índice proativo de infraestrutura: usando a modelagem para melhorar a confiabilidade do serviço de abastecimento de água
Este trabalho trata de uma nova metodologia criada internamente pela Sabesp para obter um indicador que qualifique de 0 a 100% a infraestrutura do Sistema Adutor Metropolitano (SAM) em funcionamento.
Duas plantas de dessalinização completas que funcionam lado a lado: resultados e comparação da tecnologia convencional versus nova tecnologia
Este artigo mostra os resultados de duas plantas de dessalinização operando lado a lado, com uma comparação entre diferentes aspectos de dos dois sistemas.
Diagnóstico do sistema de esgotamento sanitário de municípios do Rio Grande do Sul: Estudo de caso do ted nº 02/2015
O presente trabalho aborda a situação dos serviços de esgotamento sanitário de vinte e oito municípios do estado do Rio Grande do Sul que integram a primeira fase do Termo de Execução Descentralizada (TED) N° 02/2015, firmado entre UFRGS e FUNASA para capacitação e assessoria na elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico.
Certificações de sustentabilidade em edificações
Este trabalho apresenta um panorama das principais certificações de sustentabilidade disponíveis para edificações, ACQUA-HQE, PROCEL, AWS e LEED, com a finalidade de compreender os processos de certificação e fazer um levantamento das causas da pouca aceitação ou inclusão de certificações na construção civil.
Comparação dos serviços de saneamento básico em bairros da cidade de Belém-PA
O presente trabalho tem por objetivo avaliar e identificar problemáticas no sistema de saneamento em dois bairros da cidade de Belém do Pará.
Comparativo de métodos de medição de rendimento de bombas termodinâmico e convencional – Case Crat Interlagos
O estudo foi mais uma ação para a redução nos gastos com energia, avaliamos uma estação que possui grupos de grande porte e poderiam nos demonstrar com mais detalhes a metodologia empregada, e a replicabilidade em outros locais da MS.
Ferramenta de gestão operacional de EEE’s utilizando historiador de dados na Baixada Santista
Para otimizar a atuação e promover eficiência em eventos nas Estações Elevatórias de Esgotos-EEE’s, a Sabesp da Baixada Santista implementou um modelo de gestão, que compreende o monitoramento à distância por telemetria das variáveis hidroenergéticas.
Utilização de sensoriamento remoto orbital para estimativa da concentração de sólidos dissolvidos totais e da turbidez da água do lago Paranoá
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização de imagens do sensor orbital Landsat8 convertidas em radiância no topo da atmosfera para estimativa da concentração de sólidos dissolvidos totais e de turbidez da água superficial do Lago Paranoá, localizado em Brasília – DF.
Desempenho de reator UASB em escala plena no tratamento de esgoto sanitário e lodo ativado em excesso do pós-tratamento
Esse trabalho avaliou o efeito do descarte de lodo aeróbio no desempenho do reator UASB.
Unidade de transferência de esgoto a inovação no transporte de efluentes
O Projeto UTE que tem como principal objetivo proporcionar uma solução eficaz e econômica para o incremento do volume de esgotos coletados onde não existe a possibilidade de implantação de um sistema convencional de coleta por gravidade.
Ecotecnologia de wetlands construídos: a eficiência das macrófitas emergentes no tratamento de efluentes em experiências brasileiras
Os wetlands construídos são sistemas de engenharia projetado para otimizar processos encontrados em ambientes naturais sendo, portanto, considerado uma opção ecológica e sustentável para tratamento de efluentes.
CATEGORIAS
Confira abaixo os principais artigos da semana
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brenntag Brasil
Atlantium Technologies
B&F Dias
Toray
Aerzen
CIPROS7
Rottotanques
Gardner Denver
Fluence
Fluid Brasil
aQuamec
Swan do Brasil
Aladyr
Busch
Soluvit
Fast Tecnologia Industrial
Opersan
Vibropac
Memphis
AZUD
Sigma Tratamento de Águas
Buckman
QUA® an AQUATECH Company
Sanetrat Saneamento S.A
ChartWater
Filtrando
Tecitec
Grupo EP
Kovalus Separation Solutions
Biotecs
Ecosan
Saneamento Básico
Acuantia
Engeper Ambiental
Linsul Indústria e Soluções Ambientais
ATAG Water Solutions
Ambientech
Hidrobart
BBI Filtração
AXI Ambiental
Veolia Water Technologies
Biotecnal
Biosis – Saneamento Ambiental
Naqua
Persalt
Aerostrip
ANDRITZ
De Nora
Cetrel